domingo, 6 de julho de 2014

Personagens Com Quem Eu Gostaria de Tomar Café #1

Uma das coisas que mais fez gostar de cinema foi a possibilidade de conhecer pessoas pela tela do cinema/TV ou qualquer outro meio. Eu não diria que os filmes foram meus companheiros durante todo esse tempo e sim que os personagens que conheci foram. Essa é a magia da coisa.
Pois bem, aqui vai a primeira lista - sim, porque pretendo fazer outras - com os cinco personagens que eu gostaria de sentar numa mesa, compartilhar um café e divagar sobre várias coisas.

05: Isaac Davis - interpretado por Woody Allen - de Manhattan (1979)
Parece clichê, mas Isaac do clássico Manhattan de Woody Allen seria uma escolha indispensável. Sua persona intelectual nervosa e sempre em crise é interessante e ao mesmo tempo cômica. Woody Allen fez sucesso com personagens baseados nessas características, é legal reparar que em seus filmes sempre tem alguém que se encaixe nesses padrões. Isaac provavelmente entraria em alguma discussão existencialista e eu, para provocar, iria mencionar a bíblia só para despertar seu lado ateísta.

Citação favorita: I can't express anger. That's one of the problems I have. I grow a tumor instead. 

04. Jay Gatsby - interpretado por Robert Redford - de The Great Gatsby (1974)
Além de ser um dos meus livros favoritos, a adaptação de O Grande Gatsby de Scott Fitzgerald por Francis Ford Copolla é, entre as já realizadas, a minha favorita. Personagem título, Gatsby é um melancólico milionário que dá festas para a high society com que convive. O glamour de suas festas e seu estilo de vida traduzem sua personalidade e torna-o um dos personagens mais ricos e profundos que eu já tive o prazer de conhecer. Provavelmente, em uma conversa com Gatsby eu tentaria não citar Daisy e nem falar do passado, pelo contrário, eu acho que seria muito mais interessante vê-lo falar sobre o futuro, seus planos e próximas decisões.

Citação favorita: (frase do livro) Blessed are the dead that the rain falls on.

03. Jeff Lebowski (The Dude) - interpretado por Jeff Bridges - de The Big Lebowski (1998)

Ele, com certeza, estaria na lista de muitos. Lebowski, ou devo dizer, o Cara, é uma companhia que cairia melhor com um drink do que com um café. Jeff Bridges está no papel que é mais reconhecido até hoje e sua irreverência na atuação nos entregam um personagem que pode parecer maluco demais nos primeiros minutos, mas que se torna perfeitamente entendível ao longo do filme. Eu gostaria de falar a ele que meu time de futebol americano preferido é o Eagles e desafia-lo a uma partida de boliche.

Citação favorita: I hate the fucking Eagles, man.


02. Clarence Worley - interpretado por Christian Slater - de True Romance (1993)
Ah, Clarence, eu me identifiquei com esse cara no primeiro dialogo do filme; não que eu tivesse alguma tara pelo Elvis, mas você deve saber do que eu estou falando. Não lembro de Slater tão bem em outro papel que não o de Clarence Worley e não lembro de um roteiro que casasse tão bem com o ator. Sua paixão por cinema e quadrinhos renderiam horas e mais horas de conversas entre eu e ele que um café não seria o suficiente.

Citação favorita: I always said, if I had to fuck a guy... I mean had to, if my life depended on it... I'd fuck Elvis.

01. Gil Pender - interpretado por Owen Wilson - de Midnight In Paris (2010)

Talvez não houvesse outra escolha para mim, pelo menos não consegui encontrar ninguém mais interessante que Gil Pender para bater um papo por longas horas. Além de fã de muitos dos escritores que eu cultuo, Gil é ainda escritor e eu teria o prazer de ler seus rabiscos. Owen Wilson está no melhor papel de sua carreira (e o mais diferente também) e consegue traduzir perfeitamente a já citada persona neurótica intelectual de Woody Allen, porém, junto as suas características pessoais, ele torna essa persona alguém mais carismático e divertido.

Citação favorita: That's what the present is. It's a little unsatisfying because life's a little unsatisfying.

Seja homem ou mulher, drama ou comédia, um personagem bom pode até estar num filme ruim, mas não existe filme bom com personagens ruins. Repare melhor nos personagens que estão sendo apresentados à você na próxima vez que você for assistir um filme e talvez você encontre um amigo novo porque é essa a magia que me fascinou quando pequeno e que continua me fascinando até hoje.
Esta é a primeira de seis listas que virão ao longo do tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Prezado, leitor, utilize esse espaço com o devido respeito ao próximo e à democracia. Comentários contendo ofensas ou qualquer outra coisa que possa ser considerada imprópria, serão removidos.
Obrigado e divirtam-se!